Google Maps terá mais fotos em alta resolução

Google anunciou que começará a substituir as fotos de 66 países exibidas no serviço de localização Google Maps. O Brasil está nessa lista, e as novas imagens poderão ser vistas em alta resolução.

Praticamente todas as áreas serão fotografadas via satélites, mas cidades dos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, serão sobrevoadas pela equipe do Google para que sejam tiradas as fotos.
 

O Rio de Janeiro deve ser a primeira cidade brasileira a ganhar as novas imagens em alta resolução. O conteúdo também poderá ser visto por meio do Google Earth. 

o que é lgc?

 

Físicos fazem colisões inéditas no LHC

ReutersTerça-feira, 30 de março de 2010 - 10h48



Reuters
Físicos fazem colisões inéditas no LHC
Nos próximos meses e anos, cientistas do Cern esperam descobrir no LHC alguns dos maiores mistérios do cosmos.

 

Nos próximos meses e anos, cientistas do Cern esperam descobrir no LHC alguns dos maiores mistérios do cosmos - como a matéria se transformou em massa depois do big-bang, e o que é a matéria escura, invisível, que compõem talvez um quarto do universo. 

Nvidia vai fazer placas de vídeo mais acessíveis

 

Se você está pensando em adquirir uma placa de vídeo da Nvidia, mas está receoso de gastar tanto dinheiro no hardware, vem aí uma boa notícia: placas mais acessíveis estão sendo desenvolvidas.

Uma placa da fabricante que pode ser considerada extremamente veloz, a GeForce GTX 480, utiliza o chip GF100 e custa em torno de US$500, desanimando muitos consumidores. Mas, a novidade é o lançamento de placas com preço em torno de US$250.

Placas baseadas nos chips GF106 e GF108 para, respectivamente, mainstream e entrada chegarão pelo preço de US$180 e US$100. Há previsão de que estejam disponíveis ao consumidor entre o fim de julho e começo de agosto.

Em junho, chega ao mercado a GeForce GTX 460 com chip GF104, por US$300. 

Adobe desenvolverá tecnologias para HTML5

 

Apesar da briga acerca do uso do Flash, a Adobe garante que não deixará de produzir tecnologias para o HTML 5, considerado concorrente do software.

Atualmente, a desenvolvedora tem encontrado problemas para adquirir novas adesões ao seu programa, principalmente com a Apple. Na última semana, 29/04, Steve Jobs anunciou em carta oficial os motivos pelos quais não adotaria o recurso em seus produtos, alimentando ainda mais a briga entre as tecnologias.

Ainda que o cenário tenha se apresentado conturbado, o chefe de tecnologia da Adobe, Kevin Lynch, disse durante a Web 2.0 Expo que o HTML5 é um grande avanço para a web. “Nós tentaremos fazer asmelhores ferramentas do mundo para o HTML5”, garantiu o executivo. De acordo com o site CNET, Lynch justifica a posição da companhia afirmando que a Adobe tem histórico na produção de ferramentas para desenvolvimento, como no caso do Dreamweaver.

O executivo também aproveitou a ocasião para rebater algumas críticas feitas por Steve Jobs em sua carta. O CEO da Apple havia provocado a Adobe pedindo que a empresa apresentasse um aparelho móvel que rodasse o Flash com qualidade. No entanto, para Lynch, já foi provado que o programa tem boa execução. “Nós fizemos um ótimo trabalho adaptando Flash para o iPhone. O problema a respeito dessa tecnologia não é que ela não funciona, é justamente o fato de funcionar”, explica.

De acordo com a CNET, a Adobe demonstrou um protótipo de tablet com sistema operacional Android rodando o Flash 10.01. O site informa também que a empresa garante que vários novos aparelhos com a tecnologia devem chegar ao longo do ano. 

Teclado virtual do Google em 35 idiomas

 

 

 

 

 

 

 

O Google lançou nesta sexta-feira, 30,

umteclado virtual para auxiliar pessoas

que fazem buscas no portal e são

alfabetizadas em idiomas como hebraico,

catalão, basco e armênio, por exemplo. 

novidade, que também está disponível

em outras 31 línguas. Hoje, o buscador

da companhia não dá suporte direto a esses idiomas, dessa, o teclado virtual poderá substituir essa brecha.  

Aqui no Brasil não há a necessidade, mas os usuários de um dos 35 paísesbeneficiados,

encontram o ícone de um pequeno teclado virtual ao lado do campo de buscas.
 

 

Os 35 idiomas que terão o teclado virtual são: albanês, árabe, armênio, basco,

bielorrusso, bósnio, búlgaro, catalão, croata, tcheco, finlandês, galego, georgiano,

grego, hebraico, híndi, húngaro, islandês, cazaque, quirguiz, macedônio, malaio,

mongol, persa, polonês, russo, sérvio, eslovaco, esloveno, sueco, tártaro,

tailandês, turco, ucraniano e uzbeque. 

Vazamento faz EUA evacuar outra plataforma de petróleo

 

Autoridades americanas evacuaram nesta segunda-feira uma nova plataforma de petróleo no Golfo do México, próxima do local onde outra plataforma explodiu e afundou na semana passada.

Segundo o Serviço de Administração de Minérios dos EUA (MMS, na sigla em inglês), a decisão de retirar os trabalhadores da plataforma Ocean Endeavour foi tomada porque o vazamento de óleo causado pela explosão estaria “perigosamente próximo” do local.

Uma porta-voz do Serviço disse que as autoridades estão sendo extremamente cautelosas depois da explosão da semana passada.

A plataforma Deepwater Horizon, da empresa British Petroleum (BP), explodiu na terça-feira passada e afundou na quinta-feira, depois de ficar dois dias em chamas.

Os esforços de limpeza do óleo em frente à costa da Louisiana foram suspensos nos últimos dois dias por causa do mau tempo na região e a mancha no mar já chega a cerca de 1,5 mil km².

Uma empresa britânica está usando submarinos-robôs para tentar conter o petróleo. Essa é a primeira vez que essa estratégia, com os aparelhos controlados remotamente de um navio na superfície, está sendo usada para tentar controlar esse tipo de problema.

Desastre

A BP vem usando os submarinos, equipados com câmeras, para tentar fechar as válvulas e parar o vazamento a 1,5 km de profundidade.

A operação deve durar de 24h a 36h e não há garantias de que ela será bem sucedida.

Se a iniciativa falhar, a alternativa seria abrir um poço vizinho ao que está vazando e desviar o fluxo de petróleo, algo que levaria meses.

Onze funcionários da plataforma continuam desaparecidos e acredita-se que eles tenham morrido no acidente. Mais de cem funcionários foram resgatados antes de as buscas terem sido encerradas.

Segundo as autoridades locais, o vazamento de petróleo - de quase 160 mil litros por dia - tem potencial para danificar praias, ilhotas e manguezais na costa da região, causando um desastre ambiental.

A plataforma realizava perfurações exploratórias 84 km ao sudoeste de Venice, na Louisiana, quando ocorreu a explosão.

A empresa também acionou mais de 30 navios e vários aviões para espalhar agentes dispersantes sobre a mancha de óleo, mas os esforços foram suspensos no fim de semana por causa do mau tempo.

Por enquanto, as condições meteorológicas estão mantendo a mancha distante da costa e especialistas esperam que as ondas ajudem a "quebrar" a mancha, permitindo que o óleo endureça e desça para o chão do oceano.

Prioridade

Inicialmente, a guarda costeira acreditava estar lidando apenas com um vazamento residual na superfície, mas depois constatou que havia óleo vazando de canos.

No ano passado, a BP foi multada em US$ 87 milhões por não ter melhorado as condições de segurança depois de uma enorme explosão que provocou a morte de 15 pessoas em uma refinaria na cidade do Texas.

O Serviço de Administração Mineral dos Estados Unidos tinha realizado inspeções de rotina na plataforma Deepwater Horizon em fevereiro, março e abril deste ano, sem encontrar nenhuma violação às normas de segurança.

A causa da explosão ainda não foi identificada.

Na quinta-feira, o presidente americano, Barack Obama, disse que seu governo está oferecendo “toda assistência necessária” para o resgate e para os esforços de limpeza na região.

 

Ele descreveu a crise na plataforma operada pela BP como a “prioridade número um” de seu governo. 

Blizzard abrirá escritório em São Paulo

 

O que World of WarCraft, Diablo, WarCraft e StarCraft tem em comum? A produtora, claro. E ela está chegando a São Paulo para montar um escritório.

A novidade traz o Starcraft II como primeirolançamento oficial da marca em território brasileiro. O lançamento virá em português praticamente ao mesmo tempo que a versão internacional.

A iniciativa em jogos PT-BR não é novidade para a Blizzard. Na década de 90, alguns jogos eram traduzidos por meio de importadoras, trazendoáudio e texto em português. A grande novidade é o fato de que a própria Blizzard vem até o Brasil distribuir os títulos.

Aos jogadores assíduos do RPG online World of WarCraft, o lançamento em versão brasileira ainda não é uma opção. 

As datas para a chegada da Blizzard aqui e também do lançamento do StarCraft II traduzido ainda não foram divulgadas.

 

  

Twitter terá próprio encurtador de URL

Toda vez que você quer adicionar algum link no Twitter é a mesma história. Você tem que ir até um encurtador de URL fora do microblog para não ultrapassar o limite dos 140 caracteres. Seria tão mais fácil se o próprio Twitter oferecesse esse serviço, não é mesmo? Pois foi pensando nisso, que ele resolveu facilitar a sua vida. 

Ainda que com algum atraso, um encurtador será integrado a página oficial do microblog. “Muita gente já resolveu o problema de diminuir os grandes endereços da web nos tweets, mas em nosso site nós não daremos opções de escolha a nossos usuários. Quem quiser usar um encurtador diferente terá que usar uma outra app”, disse o CEO da empresa Evan Williams, na Chirp, primeira conferência de desenvolvedores do Twiiter
 

A dúvida agora é saber como os seus desenvolvedores farão isso, se vãocomprar alguma empresa especializada, firmar parceria ou lançar um serviço próprio. Quem não deve ter gostado muito da novidade são os sites que atualmente prestam esse serviço, como o Migreme, Bit.ly, Is.gd, Twurl, e o TinyURL. 

Google tem lucro de quase US$2 bi, mas ações caem

De acordo com informações da Reuters, o Google teve um aumento de 23% na receita do primeiro trimestre, superando a expectativa média de Wall Street. Apesar da boa noticia, as ações desabaram 5%, pois os números decepcionaram alguns investidores acostumados com os resultados espetaculares da empresa.

O lucro líquido da companhia foi de 1,96 bilhão de dólares, ou 6,06 por ação, comparado com o lucro de 1,42 bilhão de dólares, ou 4,49 dólares por ação do mesmo período do ano passado.

Excluindo-se eventos não recorrentes, o Google teve lucro de 6,76 dólares por ação, superando a previsão de analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S, que esperavam que o valor fosse de 6,60 dólares por ação.

A companhia, que controla dois terços do mercado de buscas na Internetnos EUA teve receita nos três primeiros meses de 2010 de 6,77 bilhões de dólares, comparada 5,51 bilhões no mesmo período de 2009.
 

A receita líquida, que exclui os custos da companhia com pagamentos a parceiros, foi de 5,06 bilhões de dólares, alta de 2,2% em relação ao sazonalmente forte quarto trimestre. 

     Games pagos na internet exigem supervisão dos pais, dizem educadores

 

 Jogos gratuitos oferecem itens comprados com dinheiro de verdade.

Pais tendem a prestar mais atenção nos riscos ‘reais’ do que nos ‘virtuais’.

Ampliar FotoFoto: Reprodução

O jogo 'Colheita feliz' permite a compra de itens adicionais com dinheiro de verdade. (Foto: Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O game “Colheita feliz” permite a criação de uma pequena horta com verduras e legumes. No jogo presente no Orkut há diversos recursos gratuitos, como utilizar adubo para que as plantas cresçam mais rápido ou regar o solo para que as sementes não morram. Obter novos elementos, como um cão para proteger a plantação e outros animais, exige que o jogador compre créditos utilizando dinheiro de verdade.

O título com grande apelo pelo público infantil faz parte de uma nova tendência dos games on-line, que é o “item selling” (venda de itens como armaduras e armas, por exemplo) ou micro transações. “Os jogos são gratuitos, mas, para conseguir comprar um acessório específico, é necessário pagar uma quantia em dinheiro”, diz Julio Vieitez, diretor-geral da Level Up! Games, empresa especializada em jogos on-line, que tem games como “Ragnarök” e “Grand chase” que utilizam este sistema de cobrança. “É como a TV aberta e a TV por assinatura. Você pode se divertir apenas com os canais abertos sem pagar nada, mas, se quiser mais conteúdo, terá que desembolsar uma quantia em dinheiro”.

 

Outros títulos que fazem bastante sucesso nas redes sociais são “Buddypoke” e “Farmville”. A característica principal destes títulos é que os itens adquiridos com “dinheiro real” custam pouco se comparado ao pagamento de uma mensalidade para se jogar on-line, comuns em RPGs on-line como “World of warcraft” e “Ragnarök” (este já trabalha com o sistema de “item selling”). O jogador compra certa quantia em créditos e pode adquirir acessórios para incrementar o jogo. “Este modelo de negócios é uma tendência mundial nos MMOs, permitindo que a empresa promova melhor os jogos e que os jogadores experimentem o game antes o quanto quiserem de decidir investir nele”, explica Vieitez.

 

  • Aspas

    Sem controle dos pais, a criança é estimulada a jogar, exigindo mais dinheiro. É um apelo ao consumo"

O problema apontado por educadores é que este tipo de pagamento possa levar a criança ao vício pelo jogo por dinheiro, pois elas desejarão sempre comprar mais no game. “A exposição muito cedo ao consumo pode ser perigoso”, diz a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, do núcleo de cultura e pesquisa do brincar da PUC, em São Paulo. “Sem controle dos pais, a criança é estimulada a jogar, exigindo mais dinheiro. É um apelo ao consumo”.

 

A coordenadora de tecnologia educacional do colégio Dante Alighieri em São Paulo, Valdenice Miratel, acredita que qualquer game pode viciar sem a mediação dos pais. “Existe o componente do vício independentemente do dinheiro envolvido [no game]. É importante que se encontre um equilíbrio para que o jogo seja uma atividade lúdica que una pais e filhos”.

 

 

Foto: Reprodução

A criança pode jogar 'Buddypoke' gratuitamente, mas pode adquirir novas roupas ao comprar créditos on-line. (Foto: Reprodução)

Aspas

É necessário ter um acompanhamento familiar para saber que sites e que jogos a criança acessa"

 

 

 

 

 

 

 

As educadoras afirmam que as crianças não devem ficar sozinhas expostas ao conteúdo dos jogos e da internet. “Cabe aos pais controlar a criança”, afirma Maria Ângela. “Se ela ficar apenas jogando, a tendência é que ela consuma cada vez mais e peça mais dinheiro para gastar no jogo”. Os cuidados se aplicam para o uso da internet. “Os pais se preocupam em saber quem são os amigos do filho, mas não apresentam os mesmos cuidados com a internet, onde os perigos são piores”, conta Valdenice. “O mundo virtual fez perder a noção de riscos e é necessário ter um acompanhamento familiar para saberque sites e que jogos a criança acessa." 

Uma dica para os pais é ter o controle do dinheiro dado aos filhos. “A criança deve receber uma mesada para o consumo”, explica Maria Ângela. “O importante é deixar claro que, se ela gastou o dinheiro antes do tempo, só receberá a quantia novamente no outro mês”.

 

A família precisa também ensinar noções de gastos com o dinheiro “virtual”. “A criança não vê o troco ao ver o pai realizando uma compra on-line”, diz Valdenice. “Por isso, a família deve estar sempre junto, os pais devem mediar o uso do jogo, participar com o filho e explicar o que acontece neste mundo”. Com limites, as educadoras afirmam que não há problema neste tipo de game on-line.

 

Foto: Divulgação

O game 'Grand chase' utiliza o sistema de 'item selling', permitindo comprar acessórios que aprimoram as habilidades do personagem virtual do jogador. (Foto: Divulgação)

 

 

     Anúncio-relâmpago no Xbox 360 confirma ‘Gears of war 3’ para abril de 2011

 

Aba que anunciava lançamento surgiu no menu inicial na quinta (8) à noite. 
Entrevista com criador da série, marcada para o mesmo dia, acabou adiada.Ta

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'Gears of war 2' é um dos melhores games de ação do Xbox 360. (Foto: Divulgação)

O game “Gears of war 3” sera lançado dentro de um ano, em abril de 2011. A informação vazou na noite de quinta-feira (8), quando uma aba extra surgiu no menu inicial do Xbox 360, anunciando a sequência da série “Gears of war”.

A data coincide com o dia em que estava inicialmente marcada uma entrevista com o criador da série, o designer de games Cliff Bleszinski, no talk show apresentado pelo comediante Jimmy Fallon, nos EUA.

 

Fallon chegou a anunciar no Twitter a participação de Bleszinski no seu programa de TV, mas a entrevista acabou adiada para a próxima segunda-feira (12). 

O site especializado "Kotaku" especula que a mudança de datas não deva ter sido informada à equipe que cuida dos anúncios veiculados no Xbox. O certo é que a aba desapareceu um tempo depois do menu inicial, mas não a tempo de impedir que a informação se espalhasse entre os fãs

 

 

    Sony apresenta linha de jogos com tecnologia 3D para o PlayStation 3 

 

 ‘Killzone 2’ será um dos primeiros games compatíveis.

 

Atualização de sistema trará imagens 3D para o console na metade do ano.

Foto: Divulgação

Game de tiro 'Killzone 2' será compatível com a tecnologia 3D do PlayStation 3. (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Sony não faz segredos em relação à chegada da tecnologia 3D ao PlayStation 3.

Desde 2008, ela apresenta jogos com a tecnologia em eventos como a Game

Developers Conference (GDC) e a Electronic Entertainment Expo (E3).

Entretanto, esta semana, a empresa anunciou que seu console será

compatível com a tecnologia a partir de uma atualização de sistema que

será lançada na metade de 2010. 

O anúncio foi feito no último episódio do Qore, um programa de vídeo por

download da PlayStation Network, lançado na quinta-feira (1), que revelou

que um dos grandes lançamentos para a plataforma, “Killzone 2” está

recebendo um tratamento para rodar nos televisores 3D. 

Ao lado do game de tiro produzido pela Guerrilla Games, a Sony revelou outros

títulos que serão compatíveis com a tecnologia 3D: “Gran turismo 5”, de corrida; “Littlebigplanet”, de plataforma; “Wipeout HD fury”, de corrida futurista; e “Super

stardust HD”, de tiro espacial. Para rodar games em 3D estereoscópico no

PlayStation 3, além do novo firmware e de ter jogos compatíveis com a

tecnologia, o jogador deverá ter uma TV 3D. 

A Sony anunciou que seu console seria compatível com a tecnologia 3D durante a

Consumer Electronic Show (CES), que ocorreu em janeiro deste ano. No evento,

contudo, a companhia afirmou que a atualização de sistema chegaria apenas em

2010, sem especificar uma data. Além da linha de games revelada, a Sony poderá

apresentar outros títulos em 3D durante a E3 2010, que ocorrerá em junho próximo

na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

Foto: Divulgação

Jogo de tiro espacial 'Super stardust HD' levará a ação frenética e os gráficos coloridos para o mundo 3D. (Foto: Divulgação)

 

 

      Satélite russo de monitoração de gelos polares é lançado com êxito

 

O estudo do derretimento dos gelos polares comprovado no hemisfério norte, é chave para compreender o fenômeno do aquecimento climático

 

O estudo do derretimento dos gelos polares comprovado no hemisfério norte, é chave para compreender o fenômeno do aquecimento climático

tecnologia@eband.com.br

O satélite russo Cryosat 2, que deve medir com precisão a altitude

dos gelos continentais e a profundidade de blocos de gelo

flutuantes, foi lançado com êxito nesta quinta-feira do cosmódromo

de Baikonur, no Cazaquistão. O segundo lançamento aconteceu há

mais de quatro anos depois do fracasso na tentativa de lançamento do Cryosat 1, informou a ESA (Agência Espacial Europeia).

O objetivo do satélite, o estudo do derretimento dos gelos polares comprovado no hemisfério norte, é chave para

compreender o fenômeno do aquecimento climático.

Em 8 de outubro de 2005, a colocação em órbita da primeira versão deste satélite fracassou por causa de uma falha

em um motor do foguete russo Rockot, lançando no Oceano Ártico uma joia científica que custou 140 milhões de euros

(US$ 187 milhões).

O Cryosat é o terceiro satélite do programa "Planeta Vivo", depois do GOCE, lançado para conhecer o formato exato da

Terra através da medição de seu campo gravitacional, e SMOS, que detecta a umidade dos solos e a salinidade dos oceanos.

Ao refletir a luz do sol, a massa branca dos gelos limita a quantidade de calor absorvida pela Terra. As placas de gelo flutuantes atuam diretamente como um isolante, ao reduzir em grande medida as trocas de calor entre o oceano congelado e a atmosfera.

Por último, o derretimento das calotas polares faz subir o nível dos mares em um ritmo que passou do 1,8 mm/anual aos 3 mm/anuais no transcurso do último meio século.

"O gelo cobre 15 milhões de km² da Terra, o que equivale a 30 vezes a superfície da França. Em torno do pólo norte, a cada ano, uma área equivalente à superfície da Europa se congela e se descongela", explica Michel Verbauwedhe, coordenador dos programas de observação da Terra da ESA.

Os cientistas já dispõem de dados circunstanciais e algumas medições fornecidos por outros satélites, como o Envisat, mas nenhum está especificamente dedicado à observação do gelo.

"A altura muito precisa dos gelos continentais e a espessura dos gelos do mar são uma dimensão que faltava aos geofísicos", disse Eric Perez, diretor dos programas de observação da Terra na Astrium, construtora do satélite da ESA.

Calculada pela onda refletida dos radares altímetros desenvolvidos pela Thalès Alenia Space, e graças ao instrumento de geolocalização Doris do CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais), esta espessura será medida com uma precisão de 2 a 5 cm.

"O Cryosat sabe fazer a diferença entre a onda refletida na água e a refletida no gelo que emerge", afirmou Perez. Graças ao princípio de empuxo de Arquimedes, é possível conhecer a espessura do conjunto de banquisas ou icebergs, aproximadamente dez vezes maior do que a parte aparente.

Para garantir sua estabilidade, o Cryosat, que sobrevoará a Terra a 720 km de altitude, é um satélite de 700 kg bastante compacto, cujos painéis solares, vinculados à estrutura, não se desdobram.

Se tudo correr bem, o Cryosat deve começar a fornecer dados para a comunidade científica a partir de meados do ano. Trezentos cientistas estão interessados nestas informações, afirmou Verbauwedhe.

    TV que transforma imagem normal em 3D chega ao Brasil antes da Copa

 

 

Foto: Mirella Nascimento/G1

Modelos da série LED 3D 9000 da Samsung têm 0,9 centímetro de espessura e convertem imagens 2D em 3D. (Foto: Mirella Nascimento/G1)

A primeira série de TVs 3D da Samsung chega às lojas brasileiras no fim de abril. Mas a grande novidade da fabricante para o ano de Copa do Mundo estará no mercado em junho: um aparelho de LED capaz de converter imagens normais, de duas dimensões, em imagens tridimensionais, com profundidade, em tempo real. Essas e outras novidades foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (25) no Samsung Forum 2010, em São Paulo (SP).

 

 A Samsung vai lançar no país, até a Copa, três séries de televisores de LED e uma de plasma com tecnologia 3D, num total de nove modelos produzidos em Manaus (AM). A série 7000 de LED começa a ser vendida no fim do mês que vem, nas opções de 40 e 46 polegadas. Comprada avulsa, a TV de 40 polegadas deve custar R$ 5.999.

No lançamento, um pacote promocional com Blu-Ray 3D, dois óculos 3D e um filme “Monstros vs. Alienígenas” sai por R$ 8 mil. Ainda em abril, estarão à venda os modelos da série 8000, em versões de 40, 46, 55 e 65 polegadas. As duas séries contam com resolução Full HD (1920 x 1080), decodificador de TV digital integrado, duas entradas USB e quatro entradas HDMI, além de uma ferramenta que oferece conexão wireless com aparelhos móveis compatíveis.


TV tem controle touch screen

 

Ampliar FotoFoto: Mirella Nascimento/G1

Controle da TV 3D é sensível ao toque e traz imagens da tela. (Foto: Mirella Nascimento/G1)

Grande destaque da família LED da Samsung, a série 9000 será lançada em junho, às vésperas da Copa do Mundo. Com ela, além de assistir aos conteúdos já produzidos em 3D, o usuário pode optar pela conversão em tempo real de imagens 2D em 3D. Com design Ultra Slim, a tela tem 0,9 centímetro de espessura.

 

O aparelho tem ainda controle remoto touch screen – no qual é possível ver a imagem da tela até 25 metros de distância ou ainda uma prévia de outros canais antes de trocar – e funções como o Auto Motion Plus de 240Hz e Ultra Clear Panel, que elimina o reflexo da luz. Ainda é possível gravar seu programa favorito, recebido do sinal digital da TV aberta, ao plugar um pen drive ou HD externo em uma das entradas USB.


A função de conversão de imagens 2D em 3D também aparece nos modelos de plasma, que chegam às lojas em maio. A série 7000 tem opção de modelos em 50 e 63 polegadas. As telas têm 3,59 centímetros de espessura.


Para acompanhar as TVs 3D, a Samsung lança também um tocador de Blu-Ray 3D. Compatível com qualquer televisão com a tecnologia em três dimensões, o BC-C6900 oferece funções como o BD Live – download de conteúdos extras de filmes – e DVD Up Scalling 1080p, que simula resolução Full HD.

 

Os equipamentos têm ainda o recurso Internet@TV, com acesso a sites como Twitter, YouTube, Picasa, Apontador e Cybercook.

 

Novos modelos também em LED, LCD e plasma

 

A Samsung também anunciou o lançamento de novos modelos de aparelhos de LED, LCD e plasma sem 3D. De acordo com Marcio Daniel, diretor de marketing e vendas da divisão de Consumo e Eletrônicos da companhia, há espaço no mercado para todas as tecnologias.

 

"Ainda há muitos consumidores com TVs de tubo, que vão trocar seus aparelhos por LCD ou LED, por exemplo. A categoria de plasma não apresenta grande crescimento no mercado, mas tem uma fatia considerável. Vamos continuar investindo nela também", afirmou Daniel.

Sucesso do iPad anima concorrentes no mercado de tablets

 

 Ele não é um computador, não substitui seu telefone celular, e não traz nenhuma tecnologia nova para o consumidor. Ele não é nem mesmo o primeiro de sua classe a chegar ao mercado. Ainda assim, o iPad, tablet da Apple que chegou às lojas nos Estados Unidos no último sábado (3), já é um marco na transição entre um modelo computacional apoiado nos PCs e a chamada computação móvel.

 

Apoiado na capacidade da Apple de gerar interesse no consumidor e no sucesso do "ecossistema" iPhone, o iPad conseguiu, enfim, transformar os tablets em uma realidade no mercado. Há mais de 15 anos a indústria de computadores tenta lançar produtos neste formato, sem sucesso.

 

A Apple afirma ter vendido mais de 300 mil iPads no dia de lançamento do produto, incluindo as entregas das pré-encomendas, canais de parceria lojas Apple Store. Ao final de 6 dias, foram 450 mil unidades. Os números fizeram a empresa acreditar que a previsão de colocar 5 milhões de iPads nas ruas até o fim de 2010 foi, na verdade, tímida.

 

O sucesso do iPad poderia ser visto com preocupação pelos concorrentes. Mas por se tratar de um território praticamente virgem, o bom desempenho serve, na verdade, como estímulo para a chegada dos equipamentos das concorrentes. A HP, parceira da Microsoft, já prepara a chegada de seu Slate. Representantes da fabricante de processadores gráficos e sistemas integrados nVidia estiveram no Brasil também para divulgar a tecnologia Tegra, que estará presente em diversos modelos previstos para chegar ao mercado à tempo das vendas para o Natal de 2010.